News - Diretoria do grupo cancela o reinício das aulas no restante do primeiro semestre de 2017. / Camisas com a marca do grupo estão sendo vendidas pelo valor de R$30 reais. / Site dos Guerreiros ultrapassa 270 mil visitas. / Para acompanhar o grupo nas redes sociais clique nos botões disponíveis nesta página. / VOCÊ GOSTOU DO SITE? JÁ PARTICIPOU DE ALGUMA ATIVIDADE NOSSA? TEM ALGUMA SUGESTÃO? COMENTE, MANDE UMA MENSAGEM POR E-MAIL OU PELAS REDES SOCIAIS. DÊ SUA OPINIÃO E NOS CONTE SOBRE A SUA EXPERIÊNCIA COM A DANÇA PERNAMBUCANA. CERTAMENTE ISSO NOS AJUDARÁ BASTANTE A ENRIQUECER TODO O TRABALHO. OBRIGADO!

1° de setembro, aniversário dos Guerreiros do Passo

Em nome da coordenação dos Guerreiros do Passo, professores e demais integrantes do grupo de dança, queremos fazer o registro de alguns agradecimentos.

A data oficial de aniversário dos Guerreiros do Passo é 1° DE SETEMBRO, mas, como o dia de atividades do grupo é no sábado, antecipamos a comemoração.

Em primeiro lugar, quero agradecer a uma pessoa que nos últimos dias e semanas tem tornado o Projeto Frevo na Praça ainda mais enriquecedor. Pessoa essa que vem abraçando de corpo e alma a luta que já travamos há algum tempo, demonstrando que a Salvaguarda do Frevo está mais além de criar mecanismos de promoção que visem apenas deixar o ritmo num livro, num vídeo, num museu. Claro, todos os mecanismos de preservação de nossas manifestações são importantes. Mas, mantê-lo na prática, existindo nas ruas, praças, VIVO, é mais do que essencial. É vital! E mais fundamental ainda para as novas gerações que estão ai, porque elas serão as multiplicadoras do que fazemos e temos de mais rico. Quero agradecer de todo coração a nossa amiga e Cantora Nena Queiroga. A pessoa responsável que mobilizou mundos e fundos para fazer a tarde de comemoração se tornar ainda mais especial.

Quero fazer os agradecimentos igualmente a outro anjo que surgiu em nossas vidas recentemente. Visitou a Praça do Hipódromo, conheceu de perto o trabalho do grupo, e a partir de agora será mais uma integrante entre os Guerreiros. Obrigado a Vereadora do Recife Isabella de Roldão pelo o apoio.

Quero mencionar também um amigo de longas datas que, além de nosso vizinho, sempre abraçou a causa do grupo e demonstrou isso por várias vezes. E neste momento não foi diferente. Obrigado a Sergio Campello por estender a mão amiga.

Também não podemos esquecer e dizer que sempre seremos gratos ao compositor e carnavalesco, Presidente do Clube Os Inocentes da Mustardinha Geraldo Silva, autor do frevo hino da troça O Indecente e do frevo Dona Lucélia, homenagem à professora do grupo.
Quero agradecer a presença ilustre do Maestro Mendes. Mendes e sua ORQUESTRA, o homem responsável pela gravação do hino da nossa troça e que já saiu em CD.

Outra lembrança importante neste momento é do nosso grande inspirador e amigo, que nos últimos tempos tem nos propiciado cada vez mais conhecimentos e valores frevísticos em conversas e em encontros da vida. Um pai para todos nós. Obrigado ao nobre folião Gilberto Nascimento.

Além de cada um dos amigos que estiveram na festa, tenho que dizer que o dia ficou na história e marcado em todos nós, principalmente porque eles estiveram presentes: o cantor Nonô Germano, o porta-estandarte Fernando Zacarias, maestro Hamilton Florentino, o carnavalesco Gabriel Novaes, Salatiel Correia, Gilberto Resende, Jamerson Junior, Joelmir Lopes, obrigado também ao passista Ferreira pela agradável surpresa, a Zado Cabral, Kleber Araújo e Valéria Vicente.

Também não posso esquecer de cada um dos nossos estimados e competentes professores. Sem eles não faria sentido este Projeto existir: obrigado a minha amada Lucélia Albuquerque, ao professor Valdemiro Neto, Ricardo Napoleão e Gil Silva, que junto aos outros brilhantes integrantes do grupo de dança, formam uma corporação cultural de valor inestimável: o Capoeira José Cabral, Laércio Olimpio, Jorge Alberto, Daniele Costa, o passista Limão e Edson Flavio.

Agradecer a passista e fotógrafa Rafaela Cristina, que fez a cobertura das imagens da tarde. Agradeço igualmente a outra Cristina, a Maria Cristina, Viviane Karla e Ellen Salez pelo apoio na organização dos comes e bebes, e agradecer igualmente a Hermínio por ter disponibilizado suas mesas e cadeiras.

Agradecer muitíssimo ao Governo do Estado de Pernambuco, que através do FUNCULTURA vem Incentivando as nossas ações, o que se tornou um marco em nosso trabalho e uma experiência extraordinária.

Obrigado ao responsável pela mais nova cara do frevo da cidade. Criador da LOGOMARCA dos Guerreiros, e de toda comunicação visual do grupo: o Designer Jorge Hopper. Agradeço também a Betânia Pessoa, nossa produtora, pela confiança e disposição em trabalhar pelo grupo.

Lembrando que tudo isso só faz sentido porque herdamos dele o que é mais essencial no frevo: a alegria e a garra em lutar pelo que é nosso. Viveremos continuamente a exaltar seu nome e levaremos adiante seu trabalho e sua história. Viva o Mestre NASCIMENTO DO PASSO!!!

E claro, obrigado a Ele: Deus!
Eduardo Araújo
Recife, 01 de setembro de 2013.



2 comentários:

  1. Somos vitimas de nós mesmo, nos deixamos levar em varias décadas pelo descaso com o nosso FREVO.Porém nem tudo estava perdido, há exatos oito anos surge um grupo de injustiçados e da origem ao autêntico Grupo GUERREIROS DO PASSO.Em oito anos já fez mais do que há décadas deixaram de fazer.
    Cabe aos políticos tomarem como base trabalhos sérios como este, para que sirva de espelho ao resgate de nosso FREVO na sua originalidade.
    Se não nos escultarem, continuaremos a nossa linda caminhada.Entretanto para os opositores só resta a frase de ZAGALO "Vocês vão ter que mim engolir"!

    ResponderExcluir
  2. Nada e nem ninguém vai diminuir ou apagar o que vivenciamos nesta tarde. Viva aos Guerreiros, viva a esse povo bonito que faz o frevo acontecer em plena praça pública.

    ResponderExcluir