News - Diretoria do grupo cancela o reinício das aulas no restante do primeiro semestre de 2017. / Camisas com a marca do grupo estão sendo vendidas pelo valor de R$30 reais. / Site dos Guerreiros ultrapassa 270 mil visitas. / Para acompanhar o grupo nas redes sociais clique nos botões disponíveis nesta página. / VOCÊ GOSTOU DO SITE? JÁ PARTICIPOU DE ALGUMA ATIVIDADE NOSSA? TEM ALGUMA SUGESTÃO? COMENTE, MANDE UMA MENSAGEM POR E-MAIL OU PELAS REDES SOCIAIS. DÊ SUA OPINIÃO E NOS CONTE SOBRE A SUA EXPERIÊNCIA COM A DANÇA PERNAMBUCANA. CERTAMENTE ISSO NOS AJUDARÁ BASTANTE A ENRIQUECER TODO O TRABALHO. OBRIGADO!

GUERREIROS DO PASSO – 10 ANOS DE NASCIMENTO

Em 1º de setembro de 2015, os Guerreiros do Passo completaram 10 anos de Nascimento. A comemoração se deu no dia 05 de setembro em meio aos foliões e passistas do Projeto Frevo na Praça no bairro do Hipódromo. O momento foi de uma alegria imensa por chegar a esta data e poder acumular uma história de importantes realizações com a dança do frevo. E como é interessante perceber que aquilo que foi proposto lá atrás, ainda nos inspira e consegue contaminar outros grupos e passistas na atualidade. 

Reinventamos nossos próprios conceitos de resistência e sentimos na pele a dor e a delícia que é manter um trabalho de preservação com a cultura local, que tem no legado de um mestre popular seu aporte filosófico e motivacional. O momento foi de saudar a todos os nossos ALUNOS, passistas e amigos que são, e sempre continuarão sendo fundamentais para a nossa existência. Sem eles não teria sentido algum continuar com a luta.
Como forma de homenageá-los, elegemos um, entre todos do projeto, para simbolizar a ocasião de comemoração, o querido Adelino. Um exemplo de amor e dedicação ao frevo e um guerreiro de verdade. Assim como Seu Adelino, surgiram na trajetória do grupo várias pessoas iluminadas que constituíram momentos importantes na nossa caminhada, e somos agradecidos pelos diversos encontros que o frevo nos proporcionou.

Chegamos a nossa primeira década de existência instigando reflexões, provocando saberes, e algumas vezes causando discórdia em certos caçadores de fama instantânea, que só conseguem enxergar o outro se for ele mesmo diante do espelho. Dez anos não se faz com exibição forçada, nem bajulações e muito menos com conversa bonita. Um grupo se constrói a partir de um ponto de vista singular, único em sua proposta de execução e coeso. Se constrói fundamentalmente pelo valor do trabalho e do compromisso com o seu público, num exercício de formiguinha que vai contaminando e construindo sua base no chão firme do tempo através do respeito, da ética, da honestidade, da valorização cultural e profissional. Mas, acima de tudo, um grupo se faz com pessoas, pessoas que em conjunto acreditam em suas ações, pensam juntas e, por mais diversos que sejam seus pontos de vista, estão juntos e em comunhão em nome de uma força maior, de um chamado maior, de algo indizível, de uma força estranha que motiva, alicerça, fundamenta e que é tão poderoso que se espalha e multiplica... Nossa missão. Estamos apenas no nascedouro das nossas aventuras culturais, temos muito a aprender, muita estrada pra trilhar, muitas guerras para combater, mas, enquanto estivermos juntos, mantendo o fogo que nos queima vibrando, não pereceremos, muito pelo contrário, multiplicaremos, pois foi isso que nos foi ensinado e é nisso que acreditamos. Evoé!!!

Personalidades importantes nesses 10 anos dos Guerreiros do Passo.
Mestre Nascimento do Passo
Gilberto Nascimento
Luiz Nabarrete
Valéria Vicente
Jamerson Junior
Renato Phaelante da Câmara
Reinaldo de Oliveira
Rinaldo Almeida
Geraldo Silva
Chikashi Kambe
Hermínio
Fernando Zacarias
Leonardo Dantas Silva
Hugo Martins
Felipe Cabral
Maria Cláudia
Maestro Oséas
Maestro Spok
Samuel Valente
Antonio Carlos Nóbrega

Foto: Lígia Cavalcanti





Foto: Lígia Cavalcanti
Foto: Lígia Cavalcanti
Foto: Lígia Cavalcanti

2 comentários: