News - Guerreiros pretendem retornar às atividades abertas ao público ainda este ano/ Este site vai entrar em manutenção.

Pesquisador do Japão retorna ao Recife para estudar o frevo

O professor Chikashi Kambe, Mestre em educação física da Tokyo Gakugai University, instituição de ensino superior da cidade de Tóquio, no Japão, regressou neste último domingo (04/10) ao Recife para continuar sua jornada nos estudos do ritmo carnavalesco do estado. O professor Kambe visitou a sede dos Guerreiros do Passo na segunda-feira e apresentou seus primeiros relatos sobre sua permanência na nossa cidade que acontecerá por um período de 12 meses.

No começo deste ano, o docente esteve em Recife para dá início ao processo de pedido de apoio para a sua pesquisa, incluindo solicitação de permanência no Brasil durante o tempo de um (01) ano. E para requerer este visto, foi necessário apresentar ao Consulado Brasileiro em Tóquio uma carta convite de um órgão de pesquisa brasileiro dando o aval para a realização do seu projeto de pesquisa durante o prazo proposto. A Fundação Joaquim Nabuco acolheu o professor e preparou a documentação necessária para o envio. Com tudo resolvido, o professor Kambe chegou a cidade, e permanecerá uma boa temporada investigando o frevo nos seus mais diversos aspectos, e irá organizar informações em contato com agremiações, grupos de dança, passistas e professores do ritmo. Kambe, em uma das vezes em que esteve no Recife, conheceu o Mestre Nascimento do Passo, estabelecendo uma grande amizade, o que lhe impulsionou a imergir no universo da rica cultura coreográfica e musical originada na região. Os Guerreiros do Passo também já foram abordados em suas pesquisas, e como resultado apresentou em 2012, no Japão, um trabalho sobre o grupo no 63º Congresso da Sociedade de Educação Física, Saúde e Ciências Esportivas, realizado em Tokai University que fica na província de Kanagawa perto de Tóquio. O título do trabalho foi “Um Projeto para Transmitir o Frevo à Geração Futura: A Tentativa dos Guerreiros do Passo”, exibido na seção de antropologia do esporte e dança do referido congresso.

Desejamos que o Professor Chikashi Kambe tenha mais uma vez uma excelente estada na nossa cidade e possa realizar um belo trabalho com o frevo, tornando a cultura local ainda mais valorizada e difundida do outro lado do mundo.

2 comentários:

  1. Maravilha esse estudo do professor KAMBE.Seja bem vindo, e que seu trabalho seja proficuo divulgando o frevo, como um ritmo de grandes movimentos rapidos e leves, que nos remete a nossa historia com os capoeiras que na frente das orquestras durantes seus passeios, realizavam acrobacias, sem imaginar sua grande e rica contribuição a historia do povo recifense e pernambucano, que tem no frevo sua alma sob um olhar humano e fraterno, pois que o frevo, era democratico, sem distinção de classe social, economica e instrutiva. Parabens mestre, seja bem vindo ao solo pernambucano. grande abraço. rinaldo almeida.

    ResponderExcluir
  2. Como é gratificante ser reconhecido por tudo e por todos, seja um simples mendigo, um admirador da arte e da cultura ou até mesmo um estrangeiro. As portas estarão sempre abertas para todos aqueles que sentem cede de conhecimento. E nós dos GUERREIROS estamos de braços abertos para recebê-los.
    Seja bem vindo professor KAMBER!



    LAÉRCIO OLIMPIO

    ResponderExcluir