News - Praça do Hipódromo volta a receber as aulas do Projeto Frevo na Praça. / Camisas com a marca do grupo estão à venda por R$30 reais. / Site dos Guerreiros ultrapassa 285 mil visitas. / VOCÊ GOSTOU DO SITE? JÁ PARTICIPOU DE ALGUMA ATIVIDADE NOSSA? TEM ALGUMA SUGESTÃO? COMENTE, MANDE SUA MENSAGEM POR E-MAIL OU PELAS REDES SOCIAIS. DÊ SUA OPINIÃO E NOS AJUDE A APRIMORAR NOSSAS AÇÕES COM O FREVO. CERTAMENTE ISSO NOS AJUDARÁ BASTANTE A ENRIQUECER TODO O TRABALHO. OBRIGADO!

Pesquisa e outras ações



Laboratório do Passo
Dentre todas as iniciativas desenvolvidas pelos Guerreiros do Passo, ainda existe espaço para implementar outras ações e atividades relacionadas ao frevo. Uma delas é o Laboratório do Passo, que realiza pesquisas e investigações sobre a história desta dança. O objetivo principal do Laboratório consiste em estimular o conhecimento e a prática de informações coreográficas perdidas na história do ritmo e sua posterior multiplicação aos envolvidos no Projeto Frevo na Praça. Todo e qualquer enfoque tem o propósito da sensibilização e do encorajamento para a execução de movimentos e passos que estão completamente esquecidos ou são poucos exercitados pelos passistas na atualidade.

Aspectos intrínsecos do Método Nascimento do Passo, também são abordados no Laboratório, especificamente as modalidades, famílias de passos e suas variações, no intuito de aplicá-los às análises e desdobramentos dos movimentos antigos e atuais, e suas possibilidades de releituras corporais. Desta forma, o Guerreiros do Passo busca estimular o estabelecimento de um ambiente valioso para análises, experimentações e treinamentos que englobem o significado real da palavra Laboratório, neste caso, o Laboratório do Passo. Os Guerreiros criaram a ideia em 2011, e chegaram a promover encontros do Laboratório por duas oportunidades em caráter experimental. Na época, o trabalho foi registrado na imprensa como uma iniciativa que integrou a programação do XVI Festival Internacional de Dança do Recife.

Em 2013, o grupo foi contemplado com a aprovação de um projeto cultural no Funcultura, recebendo do Governo de Pernambuco por um ano, o incentivo financeiro para a realização da ação. Atualmente as pesquisas continuam e novas edições do Laboratório serão programadas. É importante frisar que a finalidade do Laboratório não é rebatizar nomes de passos ou identificar quem criou determinado movimento do frevo, nem tão pouco desenvolver um método de ensino.
Os encontros do Laboratório do Passo possibilitam a oportunidade de aproximação de estudiosos do tema, passistas, foliões, carnavalescos e dançarinos dos mais diversos estilos e escolas. Todos envoltos numa mesma finalidade: tirar a poeira de conhecimentos característicos e essenciais da dança do frevo, salvaguardando-os não apenas em um museu, mas, no pensamento e nos pés das novas gerações.

Veja a publicação de lançamento do Laboratório do
Passo no ano de 2011: Lançamento do Projeto.

Oficina de Conserto e Montagem de Sombrinhas de Frevo
Ainda com relação às iniciativas complementares que o grupo promove, citamos as Oficinas de Conserto e Montagem de Sombrinhas de Frevo. A ação tem a intenção de capacitar os participantes do Projeto realizado na Praça do Hipódromo, para a recuperação dos instrumentos das aulas do grupo, colocando em uso novamente peças danificadas. O trabalho aproveita componentes e materiais não mais usados, para serem reutilizados no conserto e na remontagem das sombrinhas, ou para compor partes fundamentais na estrutura das mesmas. Periodicamente os professores do grupo realizam as oficinas, conservando um hábito recebido do Mestre Nascimento do Passo.
O que para muita gente é descartável, para os Guerreiros do Passo, é a maneira encontrada para manter em dia os utensílios básicos do projeto, já que a compra de sombrinhas novas torna-se inviável na atual realidade financeira do grupo. Com isso, evita-se que objetos plásticos e metais sejam lançados rapidamente no meio ambiente, ajudando a diminuir a degradação da natureza.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário