News - Guerreiros pretendem retornar às atividades abertas ao público ainda este ano/ Este site vai entrar em manutenção.

PROFESSOR DO JAPÃO ESTUDA OS GUERREIROS

Esteve recentemente na nossa cidade, para a realização de estudos sobre a dança do frevo e sobre o carnaval pernambucano, o Professor de Educação Física Chikashi Kambe, da Tokyo Gakugai University, universidade situada na cidade de Tókio, Japão.
Não é a primeira vez que o educador japonês vem ao Brasil, ele inclusive já conhecia o Mestre Nascimento do Passo, onde, no ano de 2003, realizou estudos sobre o carnaval que serviu de subsídio para a composição de uma monografia sobre o tema, e que foi publicada na Revista da Academia de Antropologia do Esporte do Japão, no ano de 2008.
O professor esperava ainda se encontrar com o Mestre Nascimento do Passo, mas, infelizmente, presenciou seus últimos dias de vida, chegando até a visitá-lo no hospital em que estava internado.
 
Desta vez, o motivo de sua vinda ao nosso país tem a pretensão de juntar informações para compor em breve sua tese de doutorado na universidade da qual faz parte.

Quanto a sua pesquisa, o professor acompanhou de perto as atividades realizadas pelos professores do Guerreiros do Passo no bairro do Hipódromo, e também, demonstrou grande interesse acerca da Troça Carnavalesca Mista O Indecente, agremiação mantenedora do grupo. Chikashi Kambe obteve os primeiros conhecimentos sobre os Guerreiros do Passo e da Troça O Indecente quando ainda estava no Japão, o que foi possível através deste site.

Nos sábados 5 e 12 de setembro Chikashi acompanhou as aulas de frevo na Praça do Hipódromo, registrou as oficinas, analisou o Método de Ensino criado por Nascimento do Passo e fez parte da aula, participou inclusive da tradicional roda. O professor realizou entrevistas com Eduardo Araújo e Gil Silva, e os indagou sobre os diversos aspectos do nosso carnaval e dos trabalhos desenvolvidos pelos dois no Guerreiros do Passo e na Troça O Indecente. Por sugestão de Eduardo Araújo, o professor ampliou seus estudos com uma visita à sede do Clube Carnavalesco Os Inocentes, do bairro da Mustardinha, Recife, o qual é dirigido pelo competente compositor Geraldo Silva. É preciso lembrar que Geraldo é o autor do Frevo de Rua Indecente, composto em homenagem a Troça O Indecente.

Na cidade de Olinda, pela primeira vez, o professor teve a oportunidade de assistir ao ensaio da Orquestra de frevo do Maestro Oséas, podendo comprovar a qualidade dos seus músicos.
Estendendo sua investigação sobre o frevo, Chikashi Kambe teve acesso à monografia da arte-educadora Lucélia Albuquerque de Queiroz, que aborda como estudo de caso o Guerreiros do Passo. A monografia é o resultado da conclusão da Pós-graduação de Lucélia Albuquerque no Curso de Especialização em Cultura Pernambucana da Faculdade FAFIRE do Recife, que foi defendida em maio de 2009.

Os Guerreiros do Passo sentem-se felizes pela oportunidade de poder expor ao professor Chikashi Kambe todo o trabalho, e certamente, será mais um impulso para continuar desenvolvendo as ações culturais em prol do frevo e do passo.

O retorno do professor ao Japão aconteceu no dia 17 de setembro de 2009

2 comentários:

  1. Esse professor tem alma pernambucana, isso chama mais ainda nossa atenção sobre a riqueza cuktural que temos e não damos a devida atenção.

    ResponderExcluir
  2. eita japonês danado graças a deus que ele não caiu em outro lugar , assim o frevo ta bem encaminhado no japao , axé pra todos (Téco Canindé)

    ResponderExcluir