News - Guerreiros pretendem retornar às atividades abertas ao público ainda este ano/ Este site vai entrar em manutenção.

Integrantes dos Guerreiros do Passo participam de Festival em Salvador-BA

Lucélia Albuquerque
Dois integrantes dos Guerreiros do Passo, Lucélia Albuquerque e Gil Silva, participam nesta sexta-feira (17/09) na cidade de Salvador-BA, do III Festival Latino Americano de Teatro da Bahia – o FILTE.
Os Guerreiros farão parte da aula-espetáculo da atriz-pesquisadora Viviane Souto Maior, que mostrará o resultado de sua pesquisa para as artes cênicas denominada: “Fervo, Frevo: aula-espetáculo”. Viviane pesquisou a dança do frevo e utilizou a sistemática de trabalho dos Guerreiros do Passo como um dos componentes principais de sua investigação. A aula-espetáculo será composta pelo treinamento para o ator-dançarino, clipe da pesquisa de campo, uma cena denominada “Restos de Carnaval” e uma demonstração da metodologia criada pelo Mestre Nascimento do Passo apresentada pelos passistas integrantes do grupo Guerreiros do Passo. 
Gil Siva
Lembramos que a pesquisadora Viviane Souto Maior foi a única artista contemplada na região Nordeste pela Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre as Interfaces dos Conteúdos Artísticos e Culturas Populares, que resultou na criação da aula-espetáculo.
 O festival acontecerá de 09 a 19 de Setembro deste ano e a apresentação da aula-espetáculo será no dia 17 (sexta-feira) às 13h, no Teatro Martins Gonçalves (Salvador – BA), integrando parte do componente investigativo e linha laboratorial do festival. O FILTE, que esse ano faz homenagem aos 40 anos do grupo peruano Yuyaskani, tem como foco o teatro de grupo e de pesquisa e se encontra na sua terceira edição já fazendo parte dos principais festivais de teatro da América Latina.

Viviane Souto Maior
Confira a programação completa do Festival no site oficial: http://www.filte.com.br/Festival/Programacao.html

Um comentário:

  1. Assisti a aula de Viviane, aqui em SSA e fiquei muito feliz em ver a clareza com a qual Gil e Lucélia elucidaram nosso ritmo, gênero, dança maior.
    Parabéns.

    ResponderExcluir