News - Guerreiros pretendem retornar às atividades abertas ao público ainda este ano/ Este site vai entrar em manutenção.

RECONHECIMENTO - Guerreiros do Passo recebem mais um registro em obra literária

GRUPO COMEMORA MAIS UMA PASSAGEM IMPORTANTE NA SUA TRAJETÓRIA
Foi lançado no Recife na segunda-feira, dia 23 de julho de 2012, o livro Arte-Educação: História e Práxis Pedagógica - Territórios Híbridos e Diálogos entre Linguagens. A obra de responsabilidade da Editora SESC, reúne entre outros trabalhos, um resumo da monografia de Lucélia Albuquerque de Queiroz, que focaliza o grupo Guerreiros do Passo como tema central de um trabalho que fez parte da conclusão de sua Especialização em História da Cultura Pernambucana pela Faculdade FAFIRE.
Com o título Guerreiros do Passo: Multiplicar para resistir, a arte-educadora Lucélia, apresenta um estudo sobre a instituição que há alguns anos vem mantendo atividades gratuitas de dança, utilizando a metodologia do Mestre Nascimento do Passo, através de um projeto cultural comandado por quatro discípulos dele. O livro de 316 páginas, destaca em cinco folhas o texto sobre os Guerreiros.

O lançamento da publicação ocorreu no III Seminário Nacional de Arte-Educação, que aconteceu entre os dias 23 a 27 do mês, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE.

Organizado por Rudimar Constâncio, a obra reúne 20 ensaios, escritos por professores, mestres, doutores e especialistas, que ministraram palestras, conferencias e cursos no II Seminário Nacional de Arte-Educação realizado em 2010, cujo eixo temático foi “Arte-Educação: História e Práxis Pedagógica”.

A partir de agora, somam-se quatro publicações em que os Guerreiros recebem menção sobre suas atividades. O primeiro foi o livro produzido pela Prefeitura do Recife: Frevo - 100 anos de Foliacomemorando a passagem do centenário do ritmo em 2007; o segundo é o da pesquisadora Valéria Vicente, Entre a ponta de pé e o calcanhar, lançado em fevereiro de 2010; o terceiro, “Frevo: síntese do Dossiê de Candidatura”, da autora Carmem Lélis, de 2011, que recebeu a organização da Fundação de Cultura do Recife.

Com mais este registro, os Guerreiros estão orgulhosos pelo fato, mas, acima de tudo, é uma demonstração do compromisso profissional que estes abnegados amantes da dança têm pelo frevo, pela história do Mestre Nascimento do Passo e uma prova que estão no caminho certo.

Vida longa aos Guerreiros do Passo!

Um comentário:

  1. Com certeza o Mestre Nascimento do Passo estaria orgulhoso com mais esse reconhecimento!
    Parabéns Lucélia!
    Parabéns Guerreiros do Passo!

    ResponderExcluir